Audiência pública debate situação da perícia no Estado

Na manhã desta quinta-feira (12), representantes do Sindiperícias participaram de audiência pública, na Assembleia Legislativa, dedicada a debater a situação da categoria. A audiência foi presidida pelo deputado estadual Dr. Thiago Duarte. A presidente do sindicato, Carla Jung, levantou importantes pontos, entre os quais a necessidade de mais servidores para atender a demanda de perícias em todo o estado. Carla lembrou que hoje existem apenas 710 servidores na ativa, o que representa um déficit de 1041 servidores.

O quadro foi agravado pela realização do último concurso, em 2017, que não contemplou todas os cargos da perícia, deixando de fora fotógrafos criminalísticos e papiloscopistas (ambos os cargos estão sem concurso desde 2008). Assim, o chamamento de aprovados no último concurso não deve sanar a necessidade da população gaúcha na realização das perícias. “A situação gera uma grande dificuldade de atendimento, pois o deslocamento das equipes é muito longo. Há postos no interior fechando, e colegas que precisam ficar muitas horas na estrada para fazer atendimentos nas regionais”, afirmou a presidente.

Além disso, também foram discutidas a aposentadoria especial da categoria, bem como as promoções que ainda não aconteceram e foram uma das promessas do atual governo Eduardo Leite.