Quem Somos

O SINDIPERÍCIAS-RS – Sindicato dos Servidores do Instituto-Geral de Perícias do Estado do Rio Grande do Sul – foi fundado no dia 04 de outubro do ano 2000 por servidores públicos da perícia criminal e da identificação civil. Nosso quadro de sindicalizados é composto por Peritos, Papiloscopistas, Fotógrafos Criminalísticos e Técnicos em Perícia, sendo que a categoria dos Peritos possui as especialidades de Criminalísticos (Engenheiros e Químicos), Químicos (Toxicologistas e Forenses), Odonto-Legistas, Perito Médico-Legistas. E  o Perito Criminal com 18 áreas de atuação.  Anteriormente à fundação do sindicato, tais servidores atuavam politicamente através de distintas associações. O elevado número de categorias e entidades dificultava avanços na negociação política com os governos. Assim, com a união de forças, fundou-se um só sindicato, com o cuidado de recomendar expressamente no estatuto que a diretoria executiva seja composta pela maior diversidade possível de representantes de todas as categorias.