O Sindicalismo

A palavra sindicato se origina do latim e do grego. No latim, sindicus se referia ao “procurador escolhido para defender os direitos de uma corporação”; no grego syndicos é aquele que defende a justiça. O sindicato representa a união de uma coletividade com dificuldades e necessidades comuns, visando a obtenção de direitos através de justiça, e estabelecido sob parâmetros político-sociais. Historicamente a organização sindical surgiu com a Revolução Industrial, em fins do século XVIII. Em seus duzentos anos de história passou por diversas concepções e modos de atuação. Hoje o movimento sindical adquiriu em praticamente todo o mundo um peso social e uma força decisivos nos contextos nacionais, sendo sua principal função a negocial. A formação sindical desempenha um importante papel na construção coletiva de uma cultura de classe, sendo responsável por criar espaços de reflexão para sua prática e as políticas a adotar. É o espaço adequado para a troca de experiência com servidores de diferentes categorias, de outros estados e mesmo de outros países. É responsável ainda por qualificar cada vez mais a ação de seus sindicalizados no rumo da transformação da sociedade de acordo com seus interesses dentro dos princípios da justiça.

Como se dispõem a estrutra sindical

A estrutura sindical é a de uma pirâmide, cuja base é composta por sindicatos, os quais se filiam a federações, que, por sua vez, unem-se em confederações. Infelizmente no Brasil os servidores da perícia oficial estão organizados num pequeno número de sindicatos. O SINDIPERÍCIAS-RS o único que congrega todas as categorias. Tal estrutura o levou a ser reconhecido nacionalmente por colegas de todos os Estados, sendo também um dos motivos que propiciou ao SINDIPERÍCIAS-RS obter importantes vitórias. Junte-se a nós !